MATÉRIA NO JORNAL FOLHAWEB DE LONDRINA

Clique no link para ver a reportagem original ou leia o texto transcrito aqui abaixo.
http://www.folhaweb.com.br/?id_folha=2-1-179-20150904

Arquiteta com baixa visão cria blog de beleza

Os resultados positivos do trabalho voluntário de Marcos Costa podem ser percebidos no blog www.belezanapontadosdedos.com.br, criado por uma de suas alunas, a arquiteta paulistana Lucia Helena Florio, de 38 anos. O curso Maquiagem Para Todos a incentivou a investir na atividade de blogueira, postando textos e vídeos com passo a passo sobre maquiagem. Ela também comenta sobre moda e beleza.

Lucia ficou sabendo das aulas de automaquiagem para cegas e mulheres com baixa visão quando esteve na Fundação Dorina Nowill para participar de um curso sobre mobilidade. “Eu queria ter um pouco mais de independência e eles me falaram do curso do Marco Costa”, contou. A arquiteta não é cega. Ela tem baixa visão, cerca de 7%.

Na opinião de Lúcia, o “curso foi maravilhoso”. Hoje, apesar das dificuldades para enxergar, ela domina tranquilamente a técnica para aplicar batom, base, blush, sombra e delinear os olhos com lápis.

Algo que chamou a atenção de Lúcia, durante o curso de automaquiagem, foi perceber que muitas das suas colegas tinham medo de tocar os olhos e machucá-los. “Mas elas acabaram perdendo o medo”, revelou. A arquiteta observou também que principalmente as mulheres totalmente cegas tinham deixado de lado a vaidade. Mas as aulas com Marcos Costa as ajudaram a fazer o resgate da autoestima e elas começaram a valorizar mais a aparência. Essas constatações serviram também como um incentivo para Lúcia criar o blog Beleza Nas Pontas dos Dedos.

Sempre que pode, Lucia participa das aulas com Marcos Costa e procura repassar o que aprendeu para seus seguidores no blog ou no facebook. “Tento sempre ensinar uma coisa diferente”, comentou. Lúcia é portadora da Doença de Stargardt, que causa a degeneração da retina, gerando a redução da visão central, com a preservação da visão periférica. Ela começou a perder a visão aos 8 anos.

A baixa visão, porém, não a impede de fazer uma maquiagem perfeita. Se bem que a moça conta com a ajuda da tecnologia. Após terminar de se maquiar, Lúcia faz um selfie com o tablet e amplia a foto para verificar os detalhes.

Todos os meses, ela faz um vídeo com dicas de maquiagem e coloca no Youtube. Cada um já teve entre 150 e 180 visualizações. Quando conseguir maior audiência nas redes sociais, Lúcia pretende contar com patrocínio de empresas de cosméticos.

A arquiteta também aproveita a audiência nas redes sociais para falar sobre a Doença de Stargardt e também sobre a Campanha Bengala Verde, que acontece em alguns municípios brasileiros. A proposta dos organizadores da campanha é diferenciar por meio da cor da bengala as pessoas com baixa visão (bengala verde) e as pessoas cegas (bengala branca). (A.D.C.)

Maquiagem delineando com lápis em plano geral

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *